Sin. Tabebuia heptaphylla
Também chamado de Ipê-Roxo e Ipê-Rosa. Ocorre naturalmente do Ceará ao Rio Grande do Sul encontrado com mais frequência na mata pluvial atlântica. No pantanal mato-grossense, apresenta uma espécie aparentada ´´Tabebuia ypê´´ considerada por muitos como sinônimo.
Quando em flor é uma árvore extremamente bela e ornamental, um grande espetáculo da natureza, atraindo abelhas, periquitos e beija-flores.
Apesar do nome Sete Folhas ´´heptaphylla´´, nem todas as folhas da árvore possuem os característicos 7 folíolos. E assim como o Ipê Roxo Comum (Tabebuia avellandae), é amplamente utilizado na arborização de praças e avenidas, por isso ambas as espécies são muito confundidas. Porém, o Sete Folhas possui tronco bem mais escuro e rugoso com fissuras longitudinais. Diferente da espécie anterior que é mais claro e liso.
Sua floração se inicia logo após o termino da floração do Ipê Roxo de Bola (Tabebuia impetiginosa). Porém, de forma irregular, não florescendo todos os anos como as demais espécies.
Sua madeira é Pesada, extremamente dura e resistente, sendo muito durável sob quaisquer condições. No passado sua madeira era utilizada para obras externas como quilhas de navios, postes, mourões, pilares de pontes, dormentes para ferrovia, confecção de tacos, cangas, bengalas, eixos de rodas, etc.
Sementes e Mudas dessa linda árvore Nativa disponíveis em:
Comentários