ratings-display.rating-aria-label(1)
8 de ago. de 2023


ratings-display.rating-aria-label(1)
20 de jul. de 2022


Atualizado: 19 de jan. de 2023
Sin: Bigonia tuberculosa
Espécie rara e ainda desconhecida de muitos brasileiros, o Ipê Preto é uma árvore de grande porte podendo alcançar mais de 20 metros de altura.
Ocorre do Nordeste ao Sudeste na Mata Pluvial atlântica e também na Floresta Estadual Semi-Decidual. Já no Cerrado e na Caatinga, a espécie próxima e de menor porte ´´ Bolsa de Pastor ( Zeyheria montana ) ´´ ,é muitas vezes confundida devido as semelhanças.
Apesar do nome Ipê Preto, sua floração geralmente é amarronzada com o miolo interior amarelo ouro. Sua florada aparece na árvore de Novembro a Janeiro, de forma muito mais singela e menos exuberante que outras espécies de ipê, e que muitas vezes passam despercebidas.
Já de Julho a Setembro as flores dão lugar aos frutos do tipo capsula, de formato arredondado, peludo e aparência muito curiosa, lembrando por vezes um Ouriço. A aparência dos frutos é o que dá a espécies diferentes nomes populares: Ipê Felpudo, Ipê Cabeludo, Bucho de Carneiro e Saco de Bode.
Apesar de sua florada ser pouco ornamental e vistosa, a espécie é muito recomendada para paisagismo e arborização urbana, principalmente pelo formato de sua copa.
Também é interessante o contraste e tonalidade das folhas que variam nas cores Marrom, Ocre, Verde Oliva e até levemente prateadas.
Outra questão importante é a Madeira de Boa qualidade, Leve, Resistente e Bem flexível, sendo própria para obras internas e construção civil.
Por ser uma espécie de crescimento relativamente rápido e de boa resistência, plantios experimentais com finalidade de produção comercial de madeira começa a surgir em grande escala.
Também não pode faltar no plantio e composição de reflorestamentos e recuperação de áreas degradadas.
Sementes a pronta entrega em:
www.plantepassaros.com.br/felpudo
Comments