Trata-se de uma especie nativa das Ilhas tropicais da Oceania, sendo encontrado nas Ilhas da Nova Bretanha, Nova Guiné, Ceram, Celebes e Mindanau. Ainda é rara de ser encontrada no Brasil, principalmente em sua forma adulta e colorida existindo pouquíssimos exemplares. Mas que já se popularizou bastante entre viveiristas e produtores de mudas raras.
No seu habitat pode atingir até 60-70 metros de altura, com até 2 metros de diâmetro de tronco. Quando cultivado raramente chega a 20 a 30 metros de altura. Sendo destinada apenas ao cultivo ornamental em parques ou jardins. No paisagismo, o eucalipto arco-íris é uma excelente escolha para formar alamedas em largos caminhos.
O diferencial e a beleza dessa espécie está por trás do colorido especial de seu tronco. Suas cores se alteram conforme o crescimento e descascamento do mesmo. Podendo apresentar as cores cinza azulado, verde, laranja e vermelho amarronzado. Inicialmente as mudas jovens não apresentam cor, iniciando o processo de colorir/descascar a partir do 3-5 ano de idade.
Apesar de suas mudas e sementes serem idênticas ao dos demais eucaliptos, ao contrário de outras espécies, o eucalipto arco-íris não produz óleos aromáticos e portanto suas folhas não possuem cheiro forte. Sendo essa a principal estratégia para identificar e diferenciar as mudas legitimas.
Nativa de regiões tropicais aprecia o calor e a umidade constante. Pode ser cultivado sob meia-sombra ou sol pleno, em diversos tipos de solos, preferencialmente drenáveis, profundos, enriquecidos com matéria orgânica e irrigados regularmente por pelo menos dois anos após o plantio.
Tolera geadas leves, mas não aguenta o frio intenso. Por este motivo, não é indicado para climas temperados ou mais frios como no sul do Brasil. Também não não é adequado às regiões semi-áridas e com estiagem prolongada, sendo muito sensível ao fogo e a seca, ao contrário de outros eucaliptos.
As sementes germinam facilmente entre 20 a 30 dias após a semeadura, desde que recebem proteção e cuidados especiais. As mudas podem ir para o local definitivo com cerca de 4 meses.
Comments